Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/prefix/28| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | Utilização de simulação realística como ferramenta educacional de ensino na graduação em enfermagem – revisão integrativa |
| Autor(es): | Almeida, Adna Seabra de |
| Primeiro Orientador: | Castelo Branco, Huara Paiva |
| Resumo: | Objetivo: Sintetizar o referencial teórico da metodologia de simulação realística como instrumento facilitador do processo de ensino e aprendizagem em enfermagem. Metodologia: Revisão integrativa de literatura orientada pelas etapas preconizadas pelo Joanna Briggs Institute, a partir do PICO, como a metodologia de ensino simulação realística favorece a aprendizagem significativa em graduandos em enfermagem considerando os diferentes níveis de fidelidade?. A seleção dos artigos ocorreu de abril a agosto de 2018 na BVS/Bireme, PubMed, Medline, Lilacs, BDENF e Scielo. Foram incluídas 17 publicações na íntegra, entre os anos 2014 a 2018, nos idiomas português e inglês, analisadas conforme a técnica análise temática de Minayo. Resultados/Discussão: A amostra foi composta por 11 publicações descrevendo experiências em universidades estrangeiras e 6 brasileiras, com maior frequência em língua inglesa e em 2016. As publicações apontaram o impacto que a metodologia de simulação realística podem produzir, em forma de aprendizado eficiente e significativo, quando orientadas por parâmetros de planejamento e operacionalização do método. Quanto a fidelidade da simulação os artigos que apresentavam alta fidelidade, atestam que quanto mais fiel a simulação, mais perto da realidade o estudante se encontrará, porém, um dos obstáculos encontrados nos artigos foi a falta de financiamento. Conclusão: A simulação corresponde a um método eficaz por ocorrer interação entre teoria e prática, proporcionando ao estudante participação direta na construção do seu conhecimento tornando-o significativo. |
| Palavras-chave: | Estudantes de enfermagem Enfermagem - ensino Tecnologia educacional |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Escola Superior de Ciências da Saúde |
| Sigla da Instituição: | ESCS |
| Departamento: | Coordenação do Curso de Enfermagem |
| Citação: | ALMEIDA, Adna Seabra de; CASTELO BRANCO, Huara Paiva. Utilização de simulação realística como ferramenta educacional de ensino na graduação em enfermagem – revisão integrativa. Artigo (Graduação em Enfermagem) - Secretaria de Estado de Saúde do distrito Federal, Escola Superior de Ciências da Saúde, Brasília, 2018. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/prefix/28 |
| Data do documento: | 31-out-2018 |
| Aparece nas coleções: | Artigos |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC Adna Seabra de Almeida.pdf | Almeida, Adna - Graduação enfermagem | 526,24 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

