Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositoriobce.fepecs.edu.br/handle/prefix/73
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Metodologias ativas de ensino e aprendizagem na formação de profissionais em saúde: adaptação do estudante procedente do sistema tradicional de ensino |
Título(s) alternativo(s): | Active methodologies of teaching and learning in the training of professionals in health: adaptation of the student coming from the traditional system of teaching |
Autor(es): | Resende, Vanessa Taiane de |
Primeiro Orientador: | Silva, Creto Valdivino e |
Resumo: | Objetivo: Identificar as potencialidade e fragilidades dos estudantes transferidos de instituição tradicional no processo de ensino e aprendizagem e na avaliação ao utilizar as variedades de metodologia ativa. Materiais e Métodos: Foi realizado um estudo descritivo quantitativo do tipo série de casos, com amostra de 27 participantes. Resultados e Discussão: 68% com pouco ou nenhum conhecimento sobre o método ativo; 96% tiveram algum grau de dificuldade para se adaptar ao método; fragilidades na adaptação: organização do tempo para estudo; fortalezas: apoio de seus familiares e a amizade com os colegas. Conclusão: O estudo contribuirá para a instituição adequar o acolhimento dos futuros transferidos. |
Abstract: | Objective: Identify the potentialities and dificulties of the students transferred in the teaching and learning process and in the evaluation when using the varieties of active methodology. Méthods: Descriptive quantitative study of the series of cases, with a sample of 27 participants. Results and Discussions: 68% with little or none about the active method; 96% had some degree of difficulty to adapt to the method; dificulties in adaptation: organization of study time; potencialities: family support and friendship with colleagues. Conclusion: The study will contribute to the institution to adapt the future of the transfer student. |
Palavras-chave: | Aprendizagem baseada em problemas Educação superior Educação em saúde Metodologia de ensino |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Escola Superior de Ciências da Saúde |
Sigla da Instituição: | ESCS |
Departamento: | Coordenação do Curso de Enfermagem |
Citação: | RESENDE, Vanessa Taiane de. Metodologias ativas de ensino e aprendizagem na formação de profissionais em saúde: adaptação do estudante procedente do sistema tradicional de ensino. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Coordenação do Curso de Enfermagem, Escola Superior de Ciências da Saúde, Brasília, 2018. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/prefix/73 |
Data do documento: | 31-out-2018 |
Aparece nas coleções: | TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Vanessa Taiane de Resende.pdf | VANESSA RESENDE - ENF ESCS | 508,86 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.